Fundação 26 de diciembre e REDI

Transparentes: tornar visíveis as barreiras ao emprego das pessoas transgénero.

Instalação de 15 cadeiras transparentes com nome e tempo de espera para chamar a atenção das empresas, das instituições e da sociedade

A Transparentes é uma iniciativa que procura tornar visíveis as barreiras à inserção social e profissional da comunidade transgénero em Espanha e contribuir para incentivar a sua contratação. Este projeto emblemático foi desenvolvido por 32 voluntários da Fundação LLYC em Madrid e Barcelona.

A Fundação LLYC, em colaboração com a REDI (Rede Empresarial pela Diversidade e Inclusão LGBTI), concebeu a campanha Transparentes para o Projeto Ámbar da Fundação 26 de Diciembre, que visa combater as elevadas taxas de desemprego da comunidade transgénero.

A Transparentes é o resultado da corajosa e valiosa colaboração de um grupo de 15 pessoas que foram elas próprias rejeitadas no mercado de trabalho devido à sua identidade transgénero e que decidiram contar a sua história para deixarem de ser transparentes para o mundo do trabalho.

A iniciativa assumiu a forma de uma instalação constituída por 15 cadeiras transparentes representando o desafio pessoal de cada pessoa transgénero na procura de emprego, que foi simbolicamente colocada diante de um agência de emprego na Plaza Pablo Ruiz Picasso, em Madrid, para sensibilizar o setor empresarial para o valor de apostar em ambientes de trabalho diversificados. Cada uma das cadeiras tinha gravado o nome de um dos participantes e o tempo que permaneceram desempregados, para exprimir que os números escondem histórias e que o seu desemprego tende a durar muitos anos, trazendo discriminação e exclusão pelo caminho.

Estima-se que 80% das pessoas com identidades transgénero em Espanha estejam desempregadas. No seu processo de procura de emprego, 42% relataram ter recebido um tratamento discriminatório. Além disso, 86,6% das pessoas LGTBI consideram necessário ocultar a sua orientação sexual e/ou identidade de género numa entrevista de emprego.

Este projeto foi concebido com três objetivos principais:

-Dar visibilidade às barreiras à inserção social e profissional da comunidade transgénero em Espanha e sensibilizar para as graves consequências desta realidade.

-Destacar o valor dos ambientes de trabalho diversificados, baseados em culturas abertas e inclusivas que favorecem o bem-estar e o desenvolvimento de todos os colaboradores.

-Convidar empresas para facilitar o acesso de pessoas com identidades trans ao mundo dos negócios e encorajar o seu verdadeiro recrutamento.

Clique aqui para ver o vídeo da campanha.

O projecto Transparentes foi premiado como uma das 100 melhores ideias do ano pelo suplemento Actualidad Económica distribuído com o jornal EL MUNDO. Foi também premiado na categoria social dos Prémios Impacte da Associação de Marketing e Comunicação da Catalunha; e na categoria de comunicação dos Prémios AEF da Associação Espanhola de Fundações.

Além disso, realizámos um workshop sobre emprego nas instalações da Fundação 26 de Diciembre, destinado aos 15 participantes no Projecto Transparentes. O conteúdo do workshop centrou-se em como estruturar um CV, enfrentar uma entrevista de emprego e os melhores canais para a procura de emprego.