Fundação 26 de Dezembro e REDI

Transparentes: tornar visíveis as barreiras de emprego das pessoas trans.

Uma instalação de 15 cadeiras transparentes com nome e tempo de espera para chamar a atenção de empresas, instituições e sociedade

Transparentes é uma iniciativa para tornar visíveis as barreiras de inserção social e profissional das pessoas trans na Espanha e ajudar a incentivar sua contratação. Este projeto emblemático foi desenvolvido por 32 voluntários da Fundação LLYC em Madri e Barcelona.

A Fundação LLYC, em colaboração com a REDI (Rede Empresarial pela Diversidade e Inclusão LGTBI), idealizou a campanha Transparentes para o Projeto Ámbar da Fundação 26 de Dezembro, que visa combater as altas taxas de desemprego das pessoas trans.

Transparentes surge da corajosa e valiosa colaboração de um grupo de 15 pessoas que sofreram rejeição de trabalho em primeira mão por causa de sua identidade trans e que decidiram contar sua história para deixar de ser transparentes para o mercado de trabalho.

A iniciativa foi materializada com uma instalação composta por 15 cadeiras transparentes que representa o desafio pessoal de cada pessoa trans na procura de emprego e que foi simbolicamente localizada em frente de uma agência de empregos, na Plaza Pablo Ruiz Picasso em Madri, para sensibilizar o setor empresarial sobre o valor de apostar pelos ambientes de trabalho diversos. Cada uma das cadeiras foi gravada com o nome de um dos participantes e o tempo em que estavam desempregados, para expressar que as figuras escondem histórias e que sua situação de desemprego tende a durar muitos anos, sofrendo discriminação e exclusão ao longo do caminho.

Calcula-se que 80% das pessoas com identidades trans na Espanha estão desempregadas. Em seu processo de procura de emprego, 42% afirma ter recebido tratamento discriminatório. Além disso, 86,6% do grupo LGTBI considera necessário esconder sua orientação sexual e/ou identidade de gênero em uma entrevista de trabalho.

Este projeto foi elaborado com três objetivos principais:

-Torne as barreiras visíveis da inserção social e profissional das pessoas trans na Espanha e sensibilizar sobre as graves consequências desta realidade.

-Valorizar os ambientes de trabalho diversos, baseados em culturas abertas e inclusivas, que favorecem o bem-estar e o desenvolvimento de todos os profissionais.

-Convidar empresas para facilitar o acesso de pessoas com identidade transgênero ao mundo dos negócios e incentivar seu efetivo recrutamento.

Clique aqui para assistir ao vídeo da campanha.

O projeto Transparente foi premiado como uma das 100 melhores idéias do ano pelo suplemento Actualidad Económica distribuído pelo jornal EL MUNDO. Também foi premiado na categoria social do Prêmios Impacte da Associação de Marketing e Comunicação da Catalunha; e na categoria de comunicação do Prêmios AEF da Associação Espanhola de Fundações.

Além disso, realizamos uma oficina de emprego nas instalações da Fundación 26 de Diciembre, voltada para os 15 participantes do Projeto Transparente. O conteúdo da oficina focalizou como estruturar um currículoenfrentar uma entrevista de emprego e os melhores canais para a busca de emprego.