CESAL

Heróis Urbanos.

Formação de jovens com menos oportunidades em temas de identidade digital e marca pessoal

Parte do trabalho realizado pela ONG Cesal consiste na preparação para a inserção profissional de jovens em risco de exclusão através do projeto “Heróis Urbanos”, que apresenta uma grande variedade de propostas formativas que vão desde a estética, jardinagem, cozinha ou reparação de dispositivos móveis para um projeto de inserção imediata.

Os cursos contam com diferentes workshops relacionados com uma aptidão social específica ou com um aspeto que influencie a inserção sócio-profissional. Neste caso, o nosso voluntariado consistiu na ministração de sessões de formação ligadas à identidade digital e à comunicação eficaz.

O objectivo era que os jovens, através do workshop “Identidade Digital”, construíssem e gerissem a sua marca pessoal e reputação online e que, com as sessões de “Competências de comunicação e coaching”, aprendessem a gerir as suas emoções, a ouvir e a utilizar a linguagem (verbal e não-verbal) como ferramenta para crescer pessoal e profissionalmente.

Um dos nossos voluntários, Gonzalo Maldonado, foi mais além e criou, juntamente com os seus alunos, uma série de peças que, além disso, serviram para que a ONG pudesse promover a sua organização.

Impacto.

Empoderamento de 172 jovens em temas ligados à marca pessoal e identidade digital, 62 horas de sessão ministradas e três tutoriais em vídeo no YouTube.

“Nunca tinha participado num programa com adolescentes e adultos. Habituada a lidar com a magia característica das crianças, descobri nos rapazes da CESAL uma geração apaixonada, repleta de lutadores com muita vontade de aprender, ser útil e ver sempre o lado bom da vida.”

Bárbara Martínez de Irujo
Voluntária da Fundação LLYC