CESAL

Heróis Urbanos.

Formação a jovens com menos oportunidades em temas de identidade digital e marca pessoal

Parte da tarefa que realiza a ONG Cesal consiste na preparação para a inserção no mercado de trabalho de jovens em risco de exclusão através do projeto “Heróis Urbanos” que conta com uma grande variedade de propostas formativas que vão desde estética, jardinagem,  cozinha ou conserto de celulares a um projeto de inserção imediata.

Os cursos contam com distintas oficinas relacionadas com uma habilidade social concreta ou com um aspecto influente na inserção sócio de trabalho. Neste caso, nosso voluntariado consistiu na apresentação de Sessões de formação vinculadas à identidade digital e à comunicação eficaz.

O objetivo foi que os jovens através da oficina “Identidade digital” construíssem e gerenciassem sua marca pessoal e reputação online e, que com as Sessões de “Habilidades de comunicação e coaching” aprendessem a gerenciar suas emoções, a escutar e a empregar a linguagem (verbal e não verbal) como ferramenta para crescer pessoal e profissionalmente.

Um de nossos voluntários, Gonzalo Maldonado, foi mais longe e criou, junto a seus alunos, uma série de peças que além disso serviram para que a ONG pudesse promover sua organização.

Impacto.

Empoderamento de 172 jovens em temáticas vinculadas a marca pessoal e identidade digital, 62 horas de sessão apresentadas e três vídeo tutoriais em Youtube.

“Nunca havia participado em um programa com adolescentes e adultos. Acostumada a tratar com a magia característica dos crianças, descobri nos jovens de CESAL uma geração apaixonada, cheia de lutadores com muitas vontade de aprender, ser úteis e ficar sempre com o lado bom da vida”.

Bárbara Martínez de Irujo
Voluntária da Fundação LLYC