COVID-19 MÉXICO

#Dosedehumanidade.
A melhor receita contra a pandemia

Criar uma estratégia de divulgação para a investigação genética e ambiental do cancro pediátrico

Os voluntários da Fundação LLYC no México juntaram-se aos  Médicos sem Fronteiras  ajudando numa campanha de comunicação com o objetivo de sensibilizar e combater o estigma e a discriminação em relação aos grupos de saúde, pacientes e outras populações vulneráveis no contexto da pandemia de COVID-19 no México e noutros países da América Central, após as várias situações de violência que ocorreram contra esses coletivos.

Durante quase 2 meses, 11 voluntários da LLYC trabalharam no desenvolvimento, na execução e no seguimento de diferentes ações de comunicação; todas alinhadas com as campanhas dos MSF: #ForçaEquipaMédica e #DosedeHumanidade.

Graças ao esforço da equipa de voluntários, alcançaram-se mais de 60 publicações e 30 entrevistas na imprensa, rádio e televisão, tanto nacionais quanto estatais e locais, dentro dos quais se destacam: Milenio Televisión, Latin Us, El Heraldo, El Universal, Publimetro, Reforma, Radio Centro, Televisa Monterrey ou o noticiário de Carmen Aristegui, entre outros.

Também se realizou uma convocatória com influencers de estilo de vida, saúde, fitness e viagens, para criar uma mensagem nas suas janelas, através de uma parceria com a Post – it, contribuindo para a desestigmatização dos profissionais de saúde e convidando as suas audiências a juntarem-se a este gesto de apoio coletivo. Alcançou-se um impacto importante graças a influencers, tais como: Mr Doctor, Mónica Etzel , Luisa Fernanda Islas ou Mariel de Viaje.

"Poder trabalhar em conjunto com os Médicos Sem Fronteiras, criando uma campanha que ajude a erradicar a discriminação e os ataques a profissionais da saúde, na sequência da situação vivida no México, tem sido uma grande oportunidade, tanto para a minha equipa como para mim, para podermos contribuir com o nosso grãozinho de areia e juntarmo-nos à luta contra a pandemia."

Santiago Díaz
Project leader e voluntário da Fundação LLYC