Fundação Juan XXIII Roncalli

Os profissionais da Roncalli.

O objetivo principal era formar 5 jovens de diferentes universidades para que fossem capazes de fazer uma campanha de comunicação para a Fundação Juan XXIII Roncalli, incluindo a criação, estratégia, ações, materiais, documentação a entregar, recomendações de avaliação e seguimento. Os jovens ainda estavam a frequentar o seu último curso universitário, pelo que exigiam um acompanhamento. Graças a 10 voluntários da Fundação LLYC, conseguimos concretizar este projeto. Além disso, o envolvimento de uma parte da equipa do Estúdio Criativo, produtora audiovisual da empresa, foi imprescindível para poder entregar os materiais e não nos limitarmos a meras propostas.

Os jovens receberam formações em diferentes âmbitos da comunicação. Entre outros, como se relacionar com os meios de comunicação, as fases de uma campanha de comunicação, como conceber e apresentar uma campanha de comunicação, como realizar uma estratégia digital, etc. Contámos com o testemunho, ao estilo “case study” de Juan Llovet, Communications & Sustainability director de Gonvarri, que explicou à câmara as virtudes de contratar uma pessoa com incapacidade intelectual, tudo o que o funcionário está a contribuir para a empresa. Além disso, salientou, entre outras questões, o seu profissionalismo.

Por último, as duas “Marias” idealizaram uma maqueta que pretendia mostrar o retorno do investimento na Roncalli. Os comerciais não conseguiram conter-se ao vê-las e ficaram agradavelmente surpreendidos com a criatividade destas jovens.

Graças ao programa 11, comerciais adquiriram novos recursos comunicativos; criação de duas peças audiovisuais que ajudam os profissionais a demonstrar o profissionalismo das pessoas com incapacidade; criou-se uma infografia para que os comerciais pudessem explicar rapidamente as ofertas da Roncalli; 1100 pessoas com incapacidade intelectual que, atualmente, trabalham ou estão em formação na Roncalli têm mais visibilidade e são vistas como profissionais totalmente capacitados.

"Este projeto tem sido uma revelação para mim em termos da capacidade criativa e profissional das novas gerações. Uma equipa de cinco pessoas extraordinárias, cada uma com qualidades e formações diferentes, construiu, durante dois meses, um projeto de comunicação excecional e, juntamente com a maravilhosa equipa da Fundação, vimo-las avançar dia após dia no seu trabalho e crescer como pessoas e como futuros profissionais. O meu papel como Project Leader foi uma das experiências mais gratificantes da minha passagem pela Empresa."

Cristina Baeza
Voluntária da Fundação LLYC