Fundação Multiópticas

Focus ON.
Um olhar solidário

Convidar as sociedades mais avançadas a por uns “óculos" imaginários que permitam ver a realidade de outras culturas, observar e entender o mundo.

O projeto Focus ON começou com a viagem de nossa voluntária Aina Tugas ao Nepal como parte do projeto de “Olhar Solidário” liderado pela Fundação Multiópticas, para dar apoio na tarefa comunicativa da graduação solidária e entrega de óculos de sol e leitura à sociedade nepalesa. A mudança, a partir da Fundação LLYC, quisemos confeccionar uns «óculos» que ajudassem nossos empregados, amigos, aliados e seguidores em nossos ativos sociais a ver a realidade da sociedade e cultura nepalesa com outros olhos, os seus.

Aina se encarregou de procurar, encontrar e escrever histórias inspiradoras carregadas de ensinamentos vitais que não deveríamos esquecer. Ademais, através do jogo do enfoque da câmera utilizou as técnicas de enfoque e desfoque para enfatizar a mensagem da diferença entre o que parecia ser e o que é.

Ademais, após ler os micro narrativas de Aina, desde a Fundação LLYC quisemos ir além e encontrar mais histórias em mais países contadas por mais pessoas e que nos servissem para aproximar culturas, combater prejuízos e  resgatar aqueles valores verdadeiramente importantes que às vezes temos a tendência de deixar de lado por nosso ritmo de vida. Para isso, nossa voluntária Elena Rodríguez projetou uma planilha de “Diário de viagem” disponível em diferentes formatos (PPT o PDF) para todas as pessoas que queiram escrever suas próprias narrativas.

Graças aos voluntários da Fundação Multiopticas 3.300 pessoas fizeram exame de vista.

"Nunca gostei do termo conviver. É uma mania. Tenho a sensação de que neste “adaptar-se um ao outro” há pouca harmonia, pouca fluidez. São valores que não casam com uma sociedade que convida tanto a VIVER como é a sociedade nepalesa e com a qual “adaptar-se” não é a palavra… Podia ser algo assim como compartilhar a vida e fluir neste caminho”.

Aina Tugas
Voluntária da Fundação LLYC