Fundação Multiópticas

Focus ON.
Um olhar solidário

Convidar as sociedades mais avançadas a pôr uns "óculos" imaginários que lhes permitam ver a realidade de outras culturas, observar e compreender o mundo.

O projeto Focus ON começou com a viagem da nossa voluntária Aina Tupas ao Nepal como parte do projeto Fundação Multiópticas, para apoiar o trabalho comunicativo da graduação solidária e entregar óculos de sol e óculos para ler à sociedade nepalense. Em contrapartida, na Fundação LLYC, quisemos criar uns “óculos” que ajudassem os nossos funcionários, amigos, aliados e seguidores nos nossos ativos sociais a verem a realidade da sociedade e da cultura nepalense com outros olhos, os seus.

A Aina ficou encarregada de procurar, encontrar e escrever histórias inspiradoras carregadas de ensinamentos vitais que não esqueceremos. Além disso, através do jogo do zoom da câmara, utilizou as técnicas de aproximação e afastamento para realçar a mensagem da diferença entre o que parecia ser e o que é.

Além disso, depois de ler os microrrelatos da Aina, na Fundação LLYC, quisemos ir mais longe e encontrar mais histórias em mais países contadas por mais pessoas e que nos ajudassem a aproximar culturas, combater preconceitos e resgatar os valores verdadeiramente importantes que, por vezes, tendemos a ignorar pelo nosso ritmo vital. Para isso, a nossa voluntária Elena Rodríguez criou um modelo de “Diário de bordo” disponível em diferentes formatos (PPT ou PDF) para quem quiser escrever os seus próprios relatos.

Graças aos voluntários da Fundação Multióptica, 3300 pessoas graduaram a visão

"Nunca gostei do termo conviver. São manias. Tenho a sensação de que, neste “adaptar-se um ao outro”, há pouca harmonia, pouca fluidez. São valores que não casam com uma sociedade que convida tanto a VIVER como a sociedade nepalense e com a qual “adaptar-se” não é a palavra… seria antes algo como partilhar a vida e fluir neste caminho.”

Aina Tugas
Voluntária da Fundação LLYC