AEDEM-COCEMFE

IEM.
O primeiro computador com esclerose múltipla

Sensibilizar a toda a população e gerar awareness sobre o que é a esclerose múltipla e como afeta aos que a padecem.

O projeto consistiu em criar o primeiro computador com Esclerose Múltipla: o IEM. Com a colaboração de um partner tecnológico, Impossible CP, criamos o computador gratuitamente. Este computador era como um convencional construído com cabos afetados da mesma problemática que os neurônios de uma pessoa com Esclerose Múltipla.  Devido a isso o computador reflete os mesmos sintomas que um enfermo de Esclerose Múltipla: paralisia de mouse, visão embaçada, ao clicar se abre outra ferramenta, etc.

Para divulgar o IEM, se realizou um evento durante o Dia Internacional da Esclerose Múltipla. Os voluntários da Fundação LLYC organizaram e planificaram o evento, e criaram materiais e identidade audiovisual. Ademais do computador, se criou uma web para que os usuários possam reproduzir os efeitos do IEM desde suas casas e obter informação mais detalhada sobre a enfermidade e seus sintomas.

O evento foi coberto por meios em direto, e teve um grande número de impactos em imprensa escrita e digital

“É como um presente para minha mãe que é afetada por esta enfermidade, e significa volver um pouco à origem, no momento no que minha mãe nos explicou que tinha esta enfermidade. Ela o fez com a metáfora dos cabos que estão desencapados e que produzem curto circuito".

Carlota Jiménez de Andrade
Project leader e voluntária da Fundação LLYC