AEDEM-COCEMFE

IEM.
O primeiro computador com esclerose múltipla

Sensibilizar toda a população e gerar awareness sobre o que é a esclerose múltipla e como afeta quem sofre dela

O projeto consistiu na criação do primeiro computador com Esclerose Múltipla: O IEM. Com a colaboração de um partner tecnológico, a Impossible CP, criámos o computador gratuitamente. Este computador era como um convencional construído com fios afetados pela mesma problemática que os neurónios de uma pessoa com Esclerose Múltipla.  Por causa disso, o computador reflete os mesmos sintomas que um doente de Esclerose Múltipla: paralisia do rato, visão turva, ao clicar, abre-se outra ferramenta, etc.

Para dar a conhecer o IEM, foi realizado um evento durante o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. Os voluntários da Fundação LLYC organizaram e planearam o evento e criaram materiais e identidade audiovisual. Além do computador, foi criada uma web para que os utilizadores possam reproduzir os efeitos do IEM a partir das suas casas e obter informações mais detalhadas sobre a doença e os seus sintomas.

O evento foi coberto por meios de comunicação em direto e teve um grande número de impactos na imprensa escrita e digital

“É como um presente a para minha mãe que sofre desta doença, e significa voltar um pouco às origens, ao momento em que a minha mãe nos explicou que tinha esta doença. Ela fê-lo com a metáfora dos cabos que estão descascados e fazem curto-circuito."

Carlota Jiménez de Andrade
Project leader e voluntária da Fundação LLYC