Fundação Brugada

Pirulate.
Deita a língua de fora à morte súbita

Visibilização do projeto Pirulate

A Fundação Brugada foi criada para apoiar projetos de investigação, docência e sensibilização para a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, o apoio a vítimas e familiares da síndrome de Brugada, a morte súbita e outras patologias cardiovasculares. No âmbito destas ações de sensibilização e captação de recursos para a realização de projetos de investigação, foi criada uma campanha de venda e distribuição de uns chupa-chupas azuis cuja totalidade dos lucros se destinou ao financiamento desses projetos. Para alcançar este objetivo, a Fundação Help! A Ideas Buenas lançou a campanha Pirulate. O seu conceito é o design de um chupa-chupa azul em forma de coração que deixa a língua dessa cor para acompanhar de forma visual a mensagem escolhida: “Deita a língua de fora à morte súbita”.

Para a comunicação da campanha, aspeto em que surge a colaboração da Fundação LLYC, obteve-se a participação dos futebolistas Sergio RamosAndrés Iniesta, embaixadores de exceção para a ação, não só pelo seu impacto mediático e capacidade de chegada, mas também por serem amigos íntimos de Antonio Puerta e Dani Jarque, jogadores que faleceram há anos por morte súbita.

O projeto foi apresentado a partir de um marco fundamental: um ato público de apresentação da campanha com a presença dos dois futebolistas. Anteriormente, tinha ocorrido um dia de filmagens e uma sessão fotográfica com os futebolistas e o Dr. Josep Brugada para produzir materiais promocionais da campanha, centrados nas mensagens fundamentais da mesma e na imagem simbólica do chupa-chupa e da língua pintada de azul.

Na Fundação LLYC, definimos o plano de comunicação que se desenvolveria antes e depois do ato, coordenando e gerindo, assim, a organização e a comunicação do próprio ato.

Enorme repercussão do ato de apresentação, coberto em direto por meios como a marca.com; uma centena de impactos na televisão, imprensa escrita, rádio e portais digitais com uma divulgação estimada de cerca de 3 milhões de pessoas; 14 jornais escritos publicaram informação sobre o ato de apresentação, com uma divulgação estimada de quase 400 000 pessoas, com uma avaliação económica aproximada de 55 000€.

“Temos de ajudar a investigação e fazer com que haja recursos, e contribuir com o nosso grãozinho de areia para algo que parece inexplicável quando acontece.”

Andrés Iniesta
Embaixador do projeto