AEDEM

Querida (e odiada) esclerose múltipla.
A primeira carta de agradecimento a uma efermedade

O objetivo é inspirar uma reflexão, uma mudança de direção para o lado positivo com todas aquelas pessoas que vivem próximas à esclerose múltipla mediante uma campanha que chame a atenção e sensibilize a população com respeito à enfermidade. Da mesma maneira, se quis homenagear a capacidade de superação e luta das pessoas afetadas por esta enfermidade.

No dia Nacional da Esclerose Múltipla, dois voluntários de nossa Fundação no escritório de Madrid e filhos de afetados por esta enfermidade entraram em contato com a Associação Espanhola de Esclerose Múltipla (AEDEM) para executar uma iniciativa conjunta, que era uma novidade e atrevida: a Primeira Carta de Agradecimento a Uma Enfermidade. Como se pode imaginar, o objetivo não era absolutamente agradecer à esclerose múltipla que chegasse a suas vidas, mas era sensibilizar a sociedade sobre a enfermidade e ampliar o conhecimento social sobre a mesma, mas também ajudar-nos a olhar em positivo na medida de o possível. A esclerose múltipla (EM) não tem cura atualmente, por isso é tão importante tanto o avanço da medicina como uma atitude positiva por parte do afetado.

Tanto Julio como Carlota (criadores da iniciativa) começaram escrevendo suas cartas de agradecimento à esclerose múltipla, para mais tarde acabar criando uma web que reunisse todas aquelas cartas escritas por qualquer pessoa em contato com a enfermidade (afetados, familiares, amigos, cuidadores, conhecidos, neurologista…) nas quais se destaque algo positivo que trouxe a enfermidade a sua vida. Entre as cartas mais surpreendentes encontramos a história de amor do escritor Frank M. López e sua mulher, enferma de esclerose múltipla. Também contamos com a carta de superação de Ramón Arroyo, famoso Ironman afetado pela enfermidade e protagonista do filme 100 metros, protagonizada por Dani Rovira, ou a carta de reencontro de um amor adolescente Gerardo Garcia, presidente da AEDEM, escrita por sua mulher, Lola.

Impacto.

Conseguimos 40 impactos em meios como O País, Agencia EFE, Cope e Ser; 80 cartas escritas; próximo de 3.000 impactos em redes sociais e 3.000 visitas à página web.

"Esta iniciativa de 'carta de agradecimento' à EM me parece muito importante. Uma vez que esteja enfermidade diagnosticada, buscar o lado positivo da enfermidade e enfrentar-se a ela de forma positiva cada dia é fundamental. As pessoas com EM que são optimistas e incorporam a enfermidade a seu dia a dia, têm menos problemas depressivos e têm uma melhor evolução da enfermidade”.

Dra. Celia Oreja-Guevara
Diretora da Unidade de Esclerose Múltipla e Chefe de Seção de Neurologia do Hospital Clínico San Carlos de Madrid