Grandes Amigos

#100 palavras maiores.
Homenagem a lexicógrafa María Moliner

#100 palavras maiores

Decidimos chamar à porta de Grandes Amigos porque um de nossos voluntários queria prestar homenagem à lexicógrafa María Moliner, e a todas as pessoas idosas que tanto contribuíram à sociedade. Para isso, desde a Fundação LLYC queremos lançar uma campanha de intercambio Inter geracional com as palavras como “objeto de transação” que servisse, por um lado, de conscientização sobre o papel ativo dos Idosos em nossa sociedade e, por outro, como alavanca para a captação de novos voluntários para Grandes Amigos.

Assim, o projeto 100 Palavras Maiores consta de duas fases: gravação e acompanhamento, e campanha digital.

Impacto.

Em 6 meses se inscreveram 189 voluntários mais a Grandes Amigos; impactamos a um total de 789 pessoas idosas; sensibilizamos sobre a solidão e as pessoas idosas através de meios como Onda Cero, La Vanguardia, Europa Press e RTVE; conseguimos a participação de influencers como Julia Otero e o projeto foi divulgado em Informativos Telecinco.

“Este projeto não vai somente de recuperar palavras. Há um problema mais. A as pessoas idosos cada vez lhes resulta mais difícil encontrar a alguém a quem contar suas histórias. Cada vez estão e vivem mais sozinhas. Eles lidam com isso com uma dignidade e um optimismo admiráveis, claro, porque sabem expressar-se e a ilusão é o último que se perde. Vai saber o que passa por suas cabeças quando abrem a porta de casa e invariavelmente sorriem. Assim que o problema de não lhes dar atenção, evidentemente, é nosso. Nos esquecemos da mais rica e da melhor rede social que temos a nosso alcance. Aí estão os Amigos dos idosos para nos lembrar”.

Juan Carlos Burgos
Project leader e voluntário da Fundação LLYC